Dia do Zootecnista: origem e atuação

13 de maio é dedicado aos profissionais da Zootecnia

A Agroplanner gostaria de parabenizar a todos os Zootecnistas que são de grande importância no trabalho que desenvolvem em várias áreas de conhecimento.

A palavra “zootechnie” é formada pelos radicais gregos “zoon” e “techne”, para designar o conjunto de conhecimento relativos à criação de animais. O termo foi cunhado pelo Conde de Gasparin com o significado da “arte de criar animais”.

A Zootecnia como ciência, para a cultura latina, nasceu em 1848, na França, no Instituto Agronômico de Versalhes com o estabelecimento da disciplina destinada ao estudo da criação de animais domésticos. O Prof. Emile Baudement é considerado o primeiro mestre de Zootecnia.

No Brasil a Zootecnia teve sua história um pouco antes de 1951, quando foi instituída a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ). Em 1953, na segunda reunião da SBZ foi proposto o currículo para a formação em Zootecnia. O primeiro curso teve início com a aula inaugural em 13 de maio de 1966 na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana. Hoje o curso de Zootecnia está presente em todos os 26 estados e mais DF.

A profissão foi regulamentada em dezembro de 1968. A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) foi criada em 1988.

A Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, para citar algumas delas: Avaliação Animal; Ecologia e Etologia; Genética e Melhoramento; Reprodução; Nutrição e Alimentação; Pastagem e Forragicultura; Produção Animal; Sanidade; Gestão do Negócio; Tecnologia de Produtos de Origem Animal (essas são grandes áreas que se subdividem em outras atuações). Isso demonstra o quão amplo são as possibilidades de atuação.

Aqui na Agroplanner, o nosso Founder – Gustavo, possui mestrado e doutorado em Nutrição e Produção Animal e atua em Sistemas de Produção Animal desenvolvendo ciência e tecnologia para o setor.

O Gustavo é Sócio Profissional na SBZ e isso contribui para fortalecer a entidade em busca de melhorias para a classe.

Os Zootecnistas são profissionais que ajudam a transformar a vida de milhares de pessoas com a produção animal.

Confira na íntegra a história da Zootecnia nos sites da SBZ e ABZ.

Nós desejamos que todos os profissionais que trabalham na produção animal sintam-se homenageados, sejam eles Zootecnistas, Médicos Veterinários, Agrônomos e de classes que atuam no setor complementando áreas de conhecimento.

Feliz dia do Zootecnista!

https://crmvsp.gov.br/historia-da-zootecnia/

http://abz.org.br/historia-da-zootecnia/

http://sbz.org.br/new/pt/sobre-a-sbz–historia

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?